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Angry Birds: we love it

angry-birdsO Angry Birds é um fenômeno quando o assunto é jogo casual (os jogos de ação diferem dos jogos casuais de ação por serem muito mais complexos e elaborados).
Jogos casuais são fáceis de aprender e difíceis de largar (rs).

Os jogos casuais tem engajado pessoas que não são gamers. Mesmo quem nunca considerou a hipótese de comprar um Xbox ou Playstation tem adquirido smartphones que lhe proporcionam carregar dúzias de jogos em seus bolsos.

O Angry Birds com custo de produção de US$ 100.000 já ultrapassou 250 milhões de downloads mundo fora (50 milhões de downloads em apenas um ano).


A versão paga para o iPhone que custa 99 centavos de dólar nos Estados Unidos, trouxe mais de US$ 8 milhões em receita. Segundo a Apple é o aplicativo de iPhone mais vendidos de 2010.
A versão gratuita para o Android do Google deve produzir US$ 1 milhão por mês em receita de publicidade até o final do ano.

Ou seja, foi o primeiro game que migrou das telas dos celulares para o mainstream. Simples e cognitivo, esse ‘passatempo’ divertido já possui versões para iPhone (foi um dos primeiros e hoje ainda é o o app para iPhone mais baixado de todos os tempos), iPode Touch, Android e Winbdows. Há versões gratuitas e edições pagas.

Nesse jogo lançamos vários tipos de pássaros que tentam recuperar seus ovos roubados por seus inimigos, os porcos verdes. Você tem um estilingue e alguns pássaros mal encarados. Você lançará ‘os pássaros’ no objetivo de acertar os porcos. E tem mais: atingindo ou não os alvos, os pássaros [puf!] explodem… Ok, okay é politicamente incorreto, nós sabemos (rs).

Jesse Schell, professor da Carnegie Mellon, que estuda design de jogo e tecnologia de entretenimento, afirma que a Rovio foi inteligente ao adotar personagens com cara de mal (irritados).
“Você pode esmagá-los em coisas e está tudo bem. Imagine se eles fossem belos passarinhos. Poderia ser engraçado em algum nível, mas a maioria das pessoas provavelmente se sentiria um pouco repelida” comentou Schell.

Verdade, mesmo feiosos me sinto mal quando eles explodem…rs.

Os porcos ficam protegidos em ‘abrigos’ mal construídos – pequenas estruturas sem sustentação. Temos que lançar os birds em cima dos porcos, ou sobre os abrigos para chegar aos ‘malditos porcos verdes’ (hauhauhau).

Em cada fase, há uma quantia de pássaros. Quando todos os porcos forem eliminados, você passará para o próximo nível. Há vários tipos de pássaros e como em todo jogo, a cada nível ultrapassado novos pássaros são desbloqueados.

Cada bird tem sua habilidade. Depois do vermelho (básico) ela será ativada quando você o tocar na tela enquanto ele voa. Tem pássaro azul que se multiplica em três, pássaro preto que explode com maior intensidade, amarelo que acelera – atinge o alvo com mais força, e o branco que solta ovos explosivos.

Para manter a guerra equilibrada os abrigos dos porcos também ficam mais resistentes e há uma fase que eles ganham capacetes. [O.o]

Dependendo da pontuação final, é possível ter uma, duas ou três estrelas.
O jogo tem 195 fases, ranking de usuários e conexão direta com o Facebook e com o Twitter.

Peter Vesterbacka, chefe de desenvolvimento de negócios na Rovio na América do Norte, disse que o jogo nasceu quando o designer Tuomas Erikoinen esboçou um pássaro vermelho brilhante com uma expressão furiosa.
“Nós não sabíamos qual conceito o jogo teria, mas nós amamos as aves. O jogo inteiro e enredo foi construído em torno dos pássaros”, comentou Vesterbacka ao The New York Times .

As estrelas do Angry Birds só se expressam por grunhidos e pequenos gritinhos, mas os jogadores parecem se conectar com todos eles: “Quando milhares de pessoas começam a vestir-se como seus personagens, você sabe que está no caminho certo”, comentou Vesterbacka referindo-se ao ‘Angry Birds day’.

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.No sábado de 11 de setembro de 2010, os fãs do jogo foram às ruas vestidos de birds para comemorar seu primeiro aniversário.
A Rovio trabalhou com o serviço Web Meetup.com para organizar os encontros em Nova York, Londres, Jakarta, Budapeste e dezenas de outras cidades, mas os fãs intensificaram a ação passando a liderar mais encontros. A Rovio prometeu criar níveis exclusivos para as 10 cidades que se destacarem na comemoração do aniversário.

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A 20th Century Fox se uniu a Rovio para desenvolver uma edição especial de Hungry Birds, que foi uma das peças de uma ação publicitária de divulgação do filme “Rio”, do diretor brasileiro Carlos Saldanha.

Esse cross  chegou à App Store em março com 45 fases.  Essa versão irá ou foi para o seu iGadget por U$S5.

Não há mais fórmula, “disse James L. McQuivey, analista da Forrester Research, que estuda de entretenimento digital. “Não importa onde ela começa: um ringtone, um jogo, um vídeo, livro… Ela tem q partir de um grande tiro no momento certo”.

Essa aplicação fez o que muito filme com verba de US $ 100 milhões não conseguiu.

E continua capitalizando, a Rovio está trabalhando em versões do Angry Birds para consoles de jogos e PCs, em uma linha de aves  e porcos (brinquedos) e em uma franquia para produção de um filme ou programa infantil de TV.

.A Saatchi & Saatchi London criou para a T-Mobile o jogo em tamanho real e não foi só o tamanho (rs). Um grande cenário foi construído em Barcelona sob o tema do Angry Birds. Pássaros lançados, explosões e tudo mais.

Quem chega na instalação ao ar livre, pensa que o cenário é apenas decorativo. Eles se dirigem a uma cabine, pegam um smartphone e começam a jogar.
O mais incrível é que o cenário real corresponde ao virtual. Ou seja, quando você lança o bird na tela, simultaneamente um bird  é lançado de uma enorme catapulta em direção ao abrigo dos porcos…
Calma! Os pássaros e os porcos não são reais [rs].

Assista e pire como eu:

Campanha: Angry Birds
Agencia: Saatchi & Saatchi London
Local: Madri, Barcelona
Cliente: Deutsche Telekom’s T-Mobil
Marca: T-Mobile
Mote: Things worth sharing. Life is for sharing.
Tipo de mídia: Web Film |Viral

Uma ação que virou um grande flash mob.

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