Em que planeta você vive?

planetaterraEm que planeta você vive?  Se for no mesmo do  Al Gore, você está está em apuros! Earthquake

Hoje desfrutamos do maior fruto da era da globalização: o efeito estufa.

Cara, só há um Planeta Terra e segundo alguns cientistas, já passamos do chamado “ponto sem retorno”. Não importa o que façamos agora, não há como evitar uma mudança climática significativa. Alguém duvida disso?

Para Bush que não assinou o Protocolo de Kyoto, o Aquecimento Global é uma questão econômica. Investir em energia limpa? É muito mais barato procurar água em Marte!

“O aquecimento global provocará uma mudança climática que acabará com a vida como a conhecemos, advertiu Al Gore – ooops?  em 2005!

clima

Okay, mas quem é Al Gore?

clima

Na década de 70, o então senador Al Gore, já defendia  a menor emissão de gases de efeito estufa (na época ganhou de seu principal rival – Bush papai – o apelido de Homem-Ozônio).

Graças a seu ativismo, o Protocolo de Montreal (metas de redução da produção de gases considerados nocivos a camada de ozônio), foi  assinado por 180 nações.

Ele foi vice-presidente de Bill Clinton de 1993 a 2001. Foi o negociador dos Estados Unidos no protocolo de Kyoto (que fixa uma redução global dos gases de efeito estufa).

Vale citar que seus esforços de nada valeram, pois o pior  presidente que os USA já tiveram -  George “W. C” Bush  - negou-se a assinar o protocolo.

Em 2000, ele foi o democrata que “quaaaase” derrotou Bush Jr. na eleição para presidente dos EUA (o  resultado envolveu várias recontagens de votos na Florida e até hoje é motivo de especulação).

Ele já ganhou o Prêmio Nobel da Paz graças a seus  41 anos dedicados a ecologia e um Oscar por seu documentário “Uma Verdade Inconveniente”.

Além disso, foi um dos fundadores da Aliança para a Proteção Climática, da qual  é CEO.  Hoje ele  batalha pela criação do domínio .eco, que seria usado por empresas que promovam iniciativas ecológicas e organizações que protegem o meio ambiente. Assim as urls desses sites atestariam seus princípios.

aquecimento

“Uma Verdade Inconveniente” (An Inconvenient Truth)

Lançado em fevereiro de 2005 no Festival Sundance e em Cannes, o filme protagonizado por Al Gore  é uma severa advertência para a Humanidade sobre a responsabilidade do Homem nas mudanças climáticas. O longa que  foi dirigido por Davis Guggenheim (diretor de seriados como Alias e 24 Horas),  levou o Oscar de melhor documentário em 2006, e rendeu a Al Gore o Prêmio Nobel da Paz, de 2007.

Fico indignada por esse documentário não ter sido transmitido em TV aberta!

efeito estufa

É mais sério do que você imagina

Os gases precursores do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o vapor d’água ou a água de combustão (H2O) são responsáveis pelo chamado “efeito-estufa”.

Quero que meus filhos conheçam a natureza. Quero que eles conheçam os ursos polares, as onças pintadas…e todos os animais que estão ameaçados de extinção.

Quero que eles conheçam as cidades litorãneas que eu adoro, antes que elas desapareçam.

O  aquecimento está derretendo parte das calotas polares e consequentemente elevando o nível dos oceanos. Um estudo recente do Centro Australiano de Investigação sobre o Clima, concluiu que entre 1961 e 2003, o aumento anual do nível do mar foi de 0,53 milímetros.

O nível do mar tem subido a um ritmo 50%  mais rápido do que o previsto pelo IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Segundo o pesquisador Augusto José Pereira Filho, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, “as altas temperaturas podem ocorrer fenômenos mais violentos ao redor do globo, como tempestades e furacões, com prejuízos para a agricultura e a distribuição de água para uma população da Terra em crescimento”.

O cientista e ambientalista inglês James Lovelock, afirma em seu livro, “A vingança de Gaia”, que a situação se tornará insuportável por volta de 2040, e que provalvelmente até 2100, 80% da  humanidade já tenha desaparecido…

aquecimento global


Leia mais sobre Hidrato de metano

O que eu faço?


Economize energia!

Não deixe aparelhos em stand by. Aquela luzinha ou relógio, usa de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

Abra a geladeira e pegue tudo que precisa de uma só vez. Nada de ficar com ela aberta, pensando no que vai comer…

Se for trocar seus  eletrodomésticos, fuja dos que contenham CFC (Clorofluorcarbonatados). Opte por aqueles de baixo consumo, eles  tem o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

Também troque suas lâmpadas. As fluorescentes gastam 60% menos energia que as incandescentes. Você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

Use pilhas recarregáveis. Mais caras a primeira vista, mas baratas a londo prazo ( você poderá recarregar umas 1000 vezes).  Se não der, compre das empresas que tenham postos de descarte.

Ao comprar, prestigie quem merece!

Opte por produtos ecologicamente corretos.  Papel reciclado,  CDs e DVDs  regraváveis (um CD leva  450 anos para se decompor . Se incinerado, assim como outros plásticos, ele volta como chuva ácida).

Produtos que tenham postos de descarte, alimentos orgânicos… Você sabia que além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais e insetos ? Amooooo!

Ou opte por  produtos de empresas Verdes (que se esforçam para poluir menos)

Como a:

Ford: a montadora desenvolveu uma tecnologia para pintar os automóveis com  uma camada (antes eram três). Assim, eliminou 15% de emissão de CO2 e 10% de emissões de outros gases orgânicos.

Tem gente usando a cabeça, ganhando nos dois  Verdes (clorofila e dóllar ).

JPMorganChase: no topo da sede do banco de investimento em Manhattan (USA),  um coletor recolhe a água das chuvas, que abastece os banheiros dos 53 andares. O consumo de água caiu 30%.

Delta: as latas de alumínio jogadas pelas companhias americanas de aviação em um ano dariam para construir 58 aviões 747. A Delta começou a fazer coleta e  nos últimos três meses recolheu 60 toneladas.

veja mais exemplos

Recicle o óleo de cozinha! A ONG TREVO o coleta e o transforma em sabão e em biodiesel.

Não jogue o óleo usado na pia!  Ele é é uma substância impermeabilizadora e depois de descartado, ele seguirá para as redes de esgoto, que em sua maioria deságuam em rios e mares.

Nos rios, a película formada sobre a água impedirá a entrada de oxigênio, causando a morte de peixes e outros organismos.

Um litro de óleo de cozinha pode contaminar 1 milhão de litros de água! Que equivale ao que uma pessoa iria consumir em em 14 anos…

No mar, o óleo de cozinha passa por reações químicas que resultam na emissão de gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa e do aquecimento da terra.

Pensou em jogar no solo? Não adianta.

O óleo impede que as plantas realizem o processo de metabolismo de bactérias e outros tipos de microorganismos ( produção de nutrientes para o solo).

O jeito é guardar o óleo em garrafas PET até que você junte 30 litros (quantidade necessária para cobrir os custos de frete).  Aí é só  ligar para 2061-3867 ou enviar um e-mail solicitando a coleta

Plante!

Plante uma árvore! Plante várias!

Junte uma galera e dê uma força para aquela praça que anda abandonada (me chama que eu vou).

Saiba muito mais:

Planeta Sustentável : Revista Planeta Sustentavel – Um manual com 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios contemporâneos, editado pelo movimento Planeta Sustentável.

A publicação é encartada nas revistas Veja, Claudia, Nova Escola e National Geographic.

O objetivo desse movimento, coordenado por Caco de Paula, diretor da Abril, é “provar como é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotados por todos”.

“Enquanto discutíamos essa cartilha, chegamos a propor à empresa que cuida dos restaurantes internos e lanchonetes nos prédios da Abril que fizéssemos uma campanha para reduzir o uso de sacolinhas de plástico na lanchonete. A idéia era trabalharmos a conscientização e, uma vez reduzido o consumo, começarmos a trocar o material usado (sacolas de plástico) por sacos feitos de papel reciclável. Nossas conversas andaram tão rápidas que, em apenas duas semanas, quando íamos colocar no ar uma campanha interna pela redução das sacolinhas, o próprio fornecedor (Grupo GR) conseguiu fazer a troca e hoje as lanchonetes da Abril já não usam as sacolas plásticas”, relatou Caco de Paula.

Este não foi o único exemplo na Ed.Abril, Matthew Shirts, que editou a cartilha, diminuiu o uso do automóvel.

“Passei a vir trabalhar na Abril de ônibus e faço compras na vizinhança da minha casa a pé, sempre de mochila para evitar as sacolas plásticas. Até agora, faz um mês, mais um pouco, tem funcionado bem”, comentou Shirts.

Blog Planeta Sustentável

50 ways to help the Planet ( a página é em inglês, mas prometo que assim que tiver tempo, posto a tradução)

Neutralize sua emissão de CO2 Evite o aquecimento global


  1. Carmela says:

    Muito bom este artigo. A título de complemento, gostaria de citar a destruição da Floresta Amazônica, cujo descuido por parte dos países que a possuem (O Brasil entre eles), originou uma campanha mundial para “nos deserdar” de nossa floresta:
    A Arkhos Biotech, uma empresa norte-americana que explora a biodiversidade da floresta, convoca seu diretor sênior da marketing,
    Allen Perrell, para num vídeo de 1´25″ (Youl Tube) mostrar a que veio:
    ” A Amazônia não pertence a nenhum país, pertence ao mundo.”
    E convida aos interessados que COMPREM a Amazônia!

  2. Suzi Hillock says:

    your post actually aids, now i get the exact same problems, and i have no concept on how to solve the problem. thankgod i appear yahoo and discovered your post, it assists me get rid of my trouble. thanks as soon as againjust one issue, may i paste your article on my weblog? i will add the source and credit to your web site.regards!

  3. Daniella Velloso says:

    Hi Suzi, i’m glad that you liked! Write to us your weblog adress ok?

  4. Congrats , very good post.:)

  5. I bookmarked this guestbook. Thank you for real well position! .

  6. heyo thanks a lot for the educational write-up. Would it be ok if I make use of your post on my blog? it would be no problem to provide attribution and hyperlink to this web site. Please let me know if i have your authorization to do so. Appreciate it.

Leave a Reply