Leis que melhorariam o Brasil

banner_leis1. LAYOUT das Agências

Os bancos são responsáveis pela preservação da integridade, da legitimidade, da confiabilidade, da segurança e do sigilo das transações realizadas nos serviços que oferecem. Mas onde? Nas agências? Nos caixas eletrônicos? Nos websites? _ A Lei não define (não é clara).

Na minha opinião, devem ser responsáveis por todos os tipos de transações que eles ‘bancos’ provêem  e ponto.

segurança

Sempre achei que o Lulinha enquadraria os bancos, já que seu carro chefe sempre foi  o discurso de que a taxação dos lucros dos bancos financiariam a tão necessária e sonhada reforma agrária…rs.
Mas no governo do Lula – no período da administração dele – as 100 maiores instituições financeiras do país acumularam R$ 127,8 bilhões em lucros, o equivalente a 2,3 vezes os R$ 55,2 bilhões gastos pelo Ministério do Desenvolvimento Social com o Bolsa Família, programa que atende 46 milhões de brasileiros .

Em então, não me venham com esse papo de que é inviável financeiramente adequar as agências.

Todos sabem como funciona o ‘assalto saidinha de banco’. Um cara fica morgando dentro da agência de olho no que os outros clientes fazem. É ele quem informa ao(s) comparsa(s) que estão a espreita do lado de fora da agência, quem é o alvo (quem sacou uma boa quantia de dinheiro). Um funcionário corrupto da agência também pode dar a dica.

Anyway, isso tudo ocorre nas dependências da instituição a qual pago para proteger meu investimento, então como protegê-lo?

As agências devem separar quem está na fila de quem está sendo atendido no guinchê.

Você deve ficar excluído da fila, só deve entrar quando o número da sua senha aparecer no painel. Sim, aquela senha que por lei lhe garante que você deve ser atendido em até 15 minutos, mas que muitas agências não usam sob a desculpa do ‘em manutenção’.

O atendimento entre você e o caixa deve ocorrer em uma ‘baia fechada’ que lhe proporcione privacidade e consequentemente segurança.

E tem outra, ninguém vai ao banco cortar o cabelo ou engraxar sapatos – vamos ao banco para efetuar transações monetárias – por isso a segurança que o banco deve nos proporcionar deve se estender ao estacionamento também – câmeras de alta definição compartilhadas com a Polícia e seguranças TREINADOS.

lei

2. MOTOQUEIROS

As motos proporcionam maior mobilidade e agilidade na fulga…

Motociclistas, ciclistas e caronas deveriam obrigatoriamente retirar os capacetes ao entrar em bancos, shoppings, supermercados e postos de gasolina.

Seguindo a mesma lógica, todos deveriam retirar bonés e óculos escuros ao entrarem nos mesmos estabelecimentos.

Estes locais normalmente são monitorados por câmeras  e o capacete, boné e óculos escuros são usados para evitar ou dificultar a identificação dos criminosos.

Lógico que voce dirá: meu boné? Sei que ele é um acessório de moda, um item que compõe seu estilo (garoto), ou look (garota), mas lembre-se: é para a nossa segurança. As imagens tem que ser disponibilizadas para a Polícia, que poderá trabalhar na prevenção dos assaltos.

Essa vai ser polêmica… Motoqueiros e garupas devem ter descrito na parte de trás de seu capacete a placa de sua moto – sinalização facilmente identificada pelas câmeras na cidade.
Já vi garupas de motoqueiros circulando com uma mão para trás cobrindo a placa pelas ruas de são Paulo.

3. Expansão e setorização do Disque-Denúncias

Que tal instituir um número tipo Disque Denúncia e um e-mail, para assuntos pertinentes a ‘falta de civilidade’?
Ex.: Vejo um <malandro ‘esperto’> estacionando em uma vaga para deficientes. Tiro uma foto do cara saindo com suas perninhas do carro, em seguida outra da placa e envio uma mensagem do celular. Caso não tenha conexão no momento, mando um e-mail ao chegar em casa.

As imagens após aferição de integridade podem ser usadas como prova de flagrante e aí o idiota pode receber sua notificação de multa em casa.

Idiotas que fingem estar dormindo para não ceder os assentos exclusivos para idosos e gestantes no metrô ou ônibus também poderiam ser multados, afinal seriam flagrantes de desrespeito as leis certo?

As imagens de pessoas (não identificadas), seriam postadas em um website específico com a seguinte mensagem: você conhece esta pessoa?.

Quem conhecer pode informar pelo Disque Denúncia de forma anônima. Mas mesmo que ninguém denuncie, já seria constrangedor ter sua foto lá – uma forma de inibir a prática (tipo de se tóca idiota mal educado).

Tem alguma sugetão? Mande que eu publico.