Fé versus Religião – parte I

fehTodos querem ser Deus, mas ninguém quer ser Jesus…ao longo desse post explicarei pq. Para defender meu ponto de vista, vou rotular e generalizar: a Fé é o que te move, a religião é um tag.

Vivemos em uma ‘sociedade’ – do latim societas, agrupamento de pessoas que representam uma unidade distinta de cada um dos seus indivíduos. Essa é a fórmula que usamos pra generalizar para então categorizar pessoas. Desrespeitamos a individualidade e lhe inferimos uma etiqueta social projetada por nossos medos e preconceitos.

Resumimos um ser-humano com sentimentos, valores, capacidades e talentos a um objeto: com ou sem deformidades físicas; branco ou não, rico ou pobre, moral ou não, da religião verdadeira ou não.

Quem é você para definir qual o código moral, a raça, a religião certa? Você é um e nunca será o todo.

Nas igrejas, cada indivíduo tem uma identidade social, seu comportamento pré-determinado (esperado) e um estereótipo comum a seus integrantes (exigências de conduta e aparência). Como a igreja é uma Instituição, há também a hierarquia do poder e da influência.

Quero evidenciar que me refiro a igreja-instituição e não aos fiéis. Nesse local sempre haverão os pederastas e as pessoas sinceras como em tudo que há.

Há os que querem ser como Jesus, e os que querem ser Deus na terra…

Me assusta ver a quantidade de ‘certas pessoas’ que se empenham mais em evangelizar os outros, do que em santificar a si mesmo.

Má notícia para você: Deus veio para o pecadores (os santos não estão aqui). Somos humanos lutando contra o pecado, e não pecadores lutando para sermos santos.

Não importa o que eu faço na rua, desde que eu cumpra todas as obrigações que me forem impostas na igreja(instituição)… Certas pessoas se julgam santas; por cumprirem certos rituais – que são seguidos com atenção dentro do Templo ou Igreja, sob a mira de diversos olhos atentos e dedos em riste. Mas e lá fora do prédio? E dentro do própria cabeça?

Posso não concordar com certos preceitos de certas denominações, mas mesmo assim nenhuma me incomoda – respeito. O que me incomoda é a forma como elas manipulam as escrituras para manipular pessoas.

Escolhem e ignoram o que lhes cabe, dando origem a uma série de Igrejas “a La Carte” – expressão francesa usada em restaurantes onde vc pode escolher itens de um cardápio. Nesse caso o cardápio infelizmente é a Bíblia.

Vivemos o ranço da Igreja Católica Apostólica Romana, que impôs (sem embasamento bíblico), que deve haver um homem (padre) entre Deus e vc. Me revolta imaginar as pessoas puras de espírito que optam por abdicar de si, pra se dedicar a essa doutrina política.

” Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” [I Timóteo 2:5].

Segundo a Bíblia, Deus é o juiz [Hebreus 12:23] e Jesus nosso advogado [1ª João 2 e 1] e intercessor – só chegamos ao Pai (Deus) pelo filho (Jesus) [João, 14:6].

Se lá está escrito que para chegar a Deus preciso de um padre, pastor, papa ou bispo alguém me mostre onde… Isso significa que você deve frequentar a igreja como um local de confraternização de pessoas que tem as mesmas crenças e valores (deveriam pelo menos), mas lá você deve encontrar exemplos, nunca autoridades.

Outra manobra bem estratégica é usar o antigo e o novo testamento, como se eles fossem um só, quando na verdade o novo testamento é uma quebra de paradigma da fé.

No antigo testamento Deus nos prescreve quase um “Manual do ser-humano”- o que devemos e o que não devemos fazer. Mais tarde esse manual é atualizado por Jesus no novo testamento.

A magnitude de Deus, não aceitava a fraqueza do ser-humano. No começo, Deus não aceitou quando sua criação começou a se corromper e chegou a se arrepender de criar o homem.

O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com seus lábios me honra,mas o seu coração está longe de mim,e o seu temor para comigo consiste, só em mandamentos de homens que maquinalmente aprendeu [Isaías 29:13]. Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez,e a cousa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe [Isaías 29:16].

Deus disse: “O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.Os seus olhos verão o seu rei na sua formosura, verão a terra que se estende até longe [Isaías 33:15 a 17]. Veja tbm [Colossenses 3:1-16].

Deus era “olho por olho, dente por dente”. Ele agia resoluto, justo e duro com as criaturas que desafiavam seu criador.

Mas por um ato de compaixão, o único Deus se fez carne. Ele nos enviou seu filho Jesus, para que ele vivesse como nós vivemos, para que ele também passasse por provações e continuasse puro, provando que é possível.

Jesus veio e disse: ao tomar um tapa, dê a outra face (não combata o mal com o mal – ao sofrer pelos atos de um pecador, mostre a ele como seria correto agir, em vez de devolver o ato e assim, tornar-se também um pecador). O mal tem que parar em você e nunca reverberar…

Jesus ensinou e ainda nos ensina por intermédio do exemplo. Ele NUNCA oprimiu, impôs ou julgou – tarefas cotidianas de ‘certas pessoas’ quem pregam EM CIMA de um altar.

As vezes me perguntam por que não me afilio a alguma igreja. Respondo que é porque não vejo a obra na vida das pessoas. Um fala mal do outro, um quer ser mais que o outro… Vou ouço a palavra, volto e oro em paz – em casa.

Deus disse: E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais [Mateus 6:5-13].

Jesus nunca apontou o dedo pra alguém. Aliás certas vez disse: Cuidado, pois ao apontares o dedo contra teu irmão, três se voltam contra vós.

Imponha sua mão com o dedo indicador em riste. Naturalmente, seu polegar estará esticado em paralelo ao dedo indicador, e os outros dedos, dobrados. Três dedos apontam para vc mesmo, uma analogia – três se voltam contra vós: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Ele ensinava por intermédio de parábolas, ou seja, nem ao corrigir diretamente alguém ele oprimia. Por intermédio de contos, de parábolas, ele fazia com que o pecador compreendesse o que era certo, e reconhecesse em si o próprio erro. Ele ensinava como um pai ensina o filho – ou deveria pelo menos.

Jesus nunca pregou embaixo de teto (nem em casa,nem em templo ou igreja), ele ensinava nos campos.

Quer outro exemplo? Deus disse: “A mulher não usará vestes de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais cousas é abominável…

Na minha opinião “vestes” é referência a alma e não a roupa.

Quando Jacó recebeu a notícia (falsa) de que seu filho preferido; José havia morrido ele “rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias” [Gênesis 37:34].

Nossa alma pertence a Deus, isso é certo e independe de vc ter ou não consciência disso. Quando nossa alma está leve, nossas vestes são alvas e limpas. Quando nossa alma pesa por algum motivo (tristeza,remorso,desobediência aos preceitos de Deus), nossas vestes são rasgadas – alma veste panos de saco.

Se vc é cristão(ã) e não se convenceu, é melhor aposentar as calças e shorts e encher o armário de camisolas, pois na época em que essa palavra foi recebida, homens e mulheres usavam a mesma vestimenta: túnicas (vulgo camisolão).

Certa vez um pastor da Congregação Cristã do Brasil que eu amo muito, explicou que as vestes são referência a vestimenta interna (espiritual). Que as servas (mulheres convertidas nessa denominação), usavam saia por ser um traje distinto (que não evidencia as curvas do corpo). E que algumas servas, são escolhidas por Deus para serem exemplos de força e devoção, estas sim abdicam de qualquer ato de vaidade.

Outro exemplo são as imagens usadas pela Igreja Católica. Essa denominação que queimou milhões de pessoas as quais julgou hereges é a que mais contradiz o que Deus disse. Por isso as missas eram celebradas em latim, quem não entende não contesta.

Deus disse:“ O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens; Tem boca, mas não falam; tem olhos, mas não vêem; Tem ouvidos, mas não ouvem,nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles”. [Salmos 135 : 15 á 17].

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura,nem semelhança alguma do que há em cima dos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto;porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” [Êxodo 20: 3,4 e 5].

Deus disse: Também está cheia a sua terra de ídolos; adoram a obra das suas mãos, aquilo que os próprios dedos fizeram [Isaías 2:8].

Segundo a Bíblia Santo é só Deus, mas como a fé é a força motriz de qualquer sociedade, a Igreja Católica criou e continua criando (canonizando) seus próprios ‘deuses’, os ‘santos’, onde os fiéis prestam culto a imagens.

Como exemplo cito Maria, mãe de Jesus que é a mais pura das mulheres, pois foi escolhida por Deus para gerar seu filho. Sim devemos amá-la por isso, aprender com suas virtudes, mas nunca prestar culto nem idolatrar a imagem de uma mulher idealizada pelas mãos de um artesão.

“Não fareis para vós ídolos, nem vos levantarei imagem de escultura nem estátua,nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus “ [Levítico 26 :1].

Há também a confusão entre oferta e dízimo – coisas completamente diferentes..mas vou parar…pois esse papo vai longe… Fica para o próximo post.


  1. eu says:

    Minha resposta ao seu post é um parágrafo do próprio post.
    Quando diz “devemos amá-la por isso, aprender com suas virtudes, mas nunca prestar culto nem idolatrar a imagem de uma mulher idealizada pelas mãos de um artesão.”
    Te pergunto: Quem é você para definir qual o código moral, a raça, a religião certa? Vocé é um e nunca será o todo.

  2. Daniella Velloso says:

    Não sei qual é a certa, mas sei o há de errado. Quem me garante é a Bíblia – os versículos tbm estão neste post…

Leave a Reply