Te faz sentir

flashmobImagine a cena: metrô de Londres, estação Liverpool Street na hora do rush. Você segue apressado rodando um cronograma todo na cabeça. Vê figuras que cruzam o seu caminho, mas nem se dá conta de que são pessoas.

No meio daquela multidão, você é apenas alguém com pressa. flash mob

Aquela edificação – maravilha da arquitetura, o metrô – maravilha da engenharia, são apenas um meio de se chegar a algum lugar.

De repente você sai do foco, algo fora do normal está acontecendo ao seu redor. Pessoas sorrindo, dançando e você alí no meio, contagiado por toda aquela energia em apenas alguns segundos.

Flash mob

Foi o que a agência Saatchi & Saatchi London, conseguiu com seu Flash Mob ( aglomerações instantâneas de pessoas em um local público que depois de fazer uma determinada ação previamente planejada se dispersam como se nada houvesse acontecido).

Este publicity stunt (evento planejado para reunir e interagir com consumidores), Life’s for sharing – compartilhando a vida, foi desenvolvido para a operadora de telefonia celular britânica T-Mobil.


Foram oito semanas de planejamento. Uma audição onde 10.000 bailarinos concorreram as 400 vagas. Sim, 400 bailarinos espalhados pela estação, circulando totalmente desapercebidos como pessoas comuns.

A música começava a tocar e esssas pessoas saiam dançando no meio da estação. A música parava de repende, e elas começavam a andar como se nada tivesse acontecido. Isso aconteceu oito vezes.

Ou seja, quando você parava para pensar “o que foi isso?” tudo começava de novo.

Como se não bastasse a pressão da interação com o público real e a edição de imagens de 10 câmeras escondidas a apenas 24h da exibição, a Saatchi & Saatchi ainda teve que segurar essa: transmitir um comercial de 3 minutos com as cenas do flash mob no intervalo do Celebrity Big Brother.

Durante a semana, a emissora Channel 4, anunciava com contagem regressiva, a hora em que ocorreria a filmagem do comercial.

A idéia era fazer com que as pessoas fossem até a estação para vivenciar a ação. E deu certo, porque até para quem assiste , é contagiante!

“A idéia era incitar a espontâniedade, criar uma atmosfera em que fosse impossível as pessoas não reagirem, mas sim aderirem e compartilharem”, afirmou Paul Silburn, diretor de criação da Saatchi & Saatchi.

O resultado é dinâmico, criativo e diz ao que veio. Ele criou uma experiência sensorial que leva o consumidor associar ao produto a um determinada sensação. Nesse caso uma muito gostosa…(rs).

Mas segundo alguns participantes de outros flash mobs e alguns profissionais da propaganda, nada original.

Jeremy Elder, publicitário, afirma que o comercial é  plágio.

“O problema é que nenhuma das ideias nele são da Saatchi & Saatchi. Tudo neste anúncio foi autenticamente feito antes, com o espírito de realmente alegrar a vida das pessoas, não uma versão enlatada para tentar vender um produto” comenta Elder.

Num sábado tranquilo de 2006 a Improve Everywhere mobilizou  200 pessoas em plena Grand Central Station (Nova Iorque), em prol do divertimento global.

O flash mob Frozen Central Park causou um impacto tão grande que obviamente dispertou o interesse de grandes marcas.


Assista também o  Brum Flash Mob Pillow Fight e tire as suas próprias conclusões.


  1. Pati says:

    Adorei!!!!! Contagiante!

  2. Katya says:

    Pra quem viu é mais ou menos como a campanha “Free Hugs”" (Abraços de graça) da Inglaterra. Um cara caminhava na rua com uma placa onde se lia essa frase. E não é que um monte de gente queria? Ele acabou sendo preso por que achavam que ele causava tumulto, mas as pessoas se uniram para um abaixo assinado em seu favor e sairam todas com as tais plaquinhas. Aqui no Brasil um grupo fez um videoclip no mesmo tema e é super legal ver a reação das pessoas. Depois da surpresa todo mundo quis um abraço de graça! Também é contagiante!

  3. Daniella Velloso says:

    Ahhhh “Free Hugs”: amoooo!!!!

    Tks,Dani

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