Saúde em grãos

sojaQue tal cuidar daquela pessoa que estará na sua vida hoje, amanhã e sempre?  Você mesmo!

Diversos estudos científicos comprovaram: a soja é o alimento mais eficaz para a saúde humana.


Os benefícios que a soja proporciona são diversos: evita a osteoporose, reduz o colesterol, previne o cancer e doenças do coração…mas são calóricas, então muita calma nessa hora!

O FDA  (Food and Drugs Administration), recomenda a ingestão diária de 25g de proteína de soja (60g de grãos de soja), para redução de riscos de enfarto, trombose, aterosclerose e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Nossa!

Essa ingestão diária de proteínas da soja pode reduzir em três semanas, até 30% os níveis do chamado “mau” colesterol (LDL), ao mesmo tempo em que ocorre um estímulo para a produção do “bom” colesterol (HDL).

A osteoporose é a diminuição da quantidade de massa óssea no corpo. Ossos mais fracos quebram facilmente. Anualmente, nós mulheres perdemos de  0,3% a 0,5% de massa óssea. E nos primeiros anos da menopausa, chegaremos a perder até 3% de massa óssea por ano.
Saco!

As mulheres em fase de menopausa podem se beneficiar de uma dieta com ingestão diária de soja. Os níveis de estrógeno no sangue, diminuem acentuadamente após a menopausa, aumentando o risco de se desenvolver a osteoporose. A ingestão da soja (isoflavonas e cálcio), ajudam na prevenção dessa doença.

E não é só isso, a isoflavona é um composto que tem uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual.

A soja também é rica em proteínas, a quantidade presente nos grãos, têm qualidade equivalente as proteínas encontradas na carne, leite e ovos.
  E em cálcio. Para se ter uma idéa, o teor de cálcio  de 100g de grão de soja, supre em média 30% da necessidade diária de cálcio (800 mg), recomendada para adultos (homens) entre 22-35 anos, com peso corporal em torno de 70kg.

Como a soja é um alimento calórico-protéico, uma ingestão em grande quantidade pode provocar aumento do peso. Lógico que isso depende do metabolismo de cada um.

Mas também não é para assustar! A soja possui 395 calorias por 100 g de grãos, enquanto o arroz tem 364 calorias, o feijão 344, o grão de bico 364, a lentilha 340 e a ervilha 343.

É o meu snack favorito: grãos de soja tostados e salgadinhos. Uma forma saudável de driblar a fominha no intervalo das refeições.

Encontre e a receita que mais lhe apetece. Seu organismo agradecerá!

Receitas 1 

 Receitas 2

Fontes: Embrapa Soja – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária     Soja e saúde (mídia impressa) 0 Vol. 4 – Março/ 03.  Autores: José Marcos Gontijo mandarino; José Renato Bordignon, Mercedes Carrão-Panizzi e Vera Benassi.


  1. Shawn Cillo says:

    Nice web page, I recently came across it and I am already a fan. I recently shed 30 pounds in 30 days, and I am excited to share my weight loss success with as many people as possible. If I can lose the weight then any one can. Whatever you do, never quit and you WILL reach all your weight loss ambitions!

Leave a Reply