G-mail: vai onde a internet não chega

gmailoffO Google, empresa mais influente do mundo, divulgou em seu blog a versão experimental do G-mail off-line.

O diferencial é que você pode desfrutar de todas as funcionalidades do G-mail quando não estiver on-line (mesmo que não esteja conectado a internet).Ou seja, gerenciamento off-line de suas mensagens pela interface do Gmail, com atualização automática quando você se conectar.

Ok, você já podia fazer isso baixando suas mensagens para o computador, usando programas como o Microsoft Outlook, por meio dos sistemas POP ou IMAP. Mas o legal, é gerenciar uma única plataforma.

“Na prática, os novos recursos em teste permitem fazer um back up do Gmail no HD de seu PC e acessar seu e-mail pessoal sempre que quiser, mesmo se você estiver dentro de um avião sem acesso a web.

O recurso permite escrever mensagens, fazer pesquisas em e-mails antigos e reorganizar diretórios de contatos e mensagens. Quando o PC se logar na web, o sistema vai disparar os e-mails escritos enquanto você esteve off-line e atualizar seu back up com as novas informações produzidas sem conexão.

Outra característica permite ainda acessar dados do Gmail em seu HD quando a conexão está lenta demais. Então, o sistema ao invés de ir buscar um e-mail antigo na nuvem, prefere procurá-lo em seu disco rígido.

Quando a conexão apresentar melhor performance, nuvem e HD são sincronizados”, explica Felipe Zmoginski para a INFO Online.

Por enquanto a versão off-line do Gmail está disponível apenas em inglês britânico e norte-americano.

Para experimentar e contribuir com sugestões ou aviso de erros, basta habilitar.

imagem32

Siga estes passos:

1) Click em Settings e depois em Labs

2) Selecione a opção Enable (habilitar)

3) Click em Save changes (salvar alterações)

Depois que seu browser reiniciar, você verá um novo link “Offline0.1” no canto superior direito da sua conta, ao lado do seu username. Click neste link para começar o processo de set up off-line e download do Gears, caso você ainda não o tenha.

Nessa, a Google não foi pioneira, ano passado o Yahoo! lançou um programa de e-mail chamado Zimbra, uma ferramenta similar também adquirida via dowload. O Windows Live Mail, da Microsoft, também oferece acesso offline limitado.